Trabalhos Acadêmicos ESPM

Mocidade Independente de Padre Miguel

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Publicidade.
Projeto de graduação dos alunos Daniela Pádua, Mariana Biasioli e Paulo Henrique Oliveira sob a orientação do professor Marcelo Guedes.

O trabalho apresenta uma proposta de Planejamento Estratégico para uma escola de samba que, apesar de ser uma das grandes campeãs do carnaval carioca, passava por um período que necessitava rever seu posicionamento e estratégias de marketing.

Download PDF


Unidos da Tijuca

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Publicidade.
Projeto de graduação dos alunos Caroline Gabilan, Fernanda Camacho, Gulherme Lopes, Ruy Nepomuceno sob a orientação de Marcelo Guedes.

A Escola de Samba Unidos da Tijuca, com a chegada do carnavalesco Paulo Barros, revolucionou a estética dos desfiles ao apresentar, em 2004, o carro do DNA. Em 2005, um grupo de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM Rio, impressionados com essa revolução estética, decidiu adotar como tema de seu trabalho de conclusão de curso a Unidos da Tijuca.
O trabalho apresenta uma proposta de Plano Estratégico de Comunicação para uma escola de samba que, apesar de ser uma das mais antigas do carnaval carioca, era até então pouco conhecida por parte do público espectador dos desfiles.

Download PDF


Aplicação da Metodologia Design Science Research na Indústria do Carnaval: a gestão dos métodos e processos de criação coletiva na fábrica do carnaval sob a ótica do design.

Dissertação de mestrado defendida no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa
Dissertação de mestrado de Marcos Aurélio Machado sob a orientação de Eliana de Lemos Formiga e Paulo de Oliveira Reis Filho.

A pesquisa buscou compreender como se dá o processo de criação coletiva da fábrica do carnaval sob a ótica do Design. Visou também identificar e mapear os saberes tácitos envolvidos nestes processos e estudar as formas de como transformá-los em conhecimento explícito. A metodologia aplicada à gestão do conhecimento foi a Design Science Research (D.S.R.), com foco na estratégia de estudo de caso na Cidade do Samba. Como registro dos resultados, foram desenvolvidos um “Artefato” como um modelo de fluxograma da cadeia criativa/produtiva dos desfiles, como desdobramento do conteúdo foi produzido um “Infográfico” com uma versão animada em 2D da cadeia produtiva na fábrica do carnaval.

Download PDF