O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro, de autoria de Felipe Ferreira, aborda o Carnaval relacionando-o com os diversos momentos da história cultural do país. Obra de referência, o livro traça um perfil do carnaval brasileiro diferente de outras obras relacionadas com o tema.
O Almanaque do Carnaval, de autoria de André Diniz, mostra como começou o Carnaval chegando às proporções gigantescas que a festa alcançou em Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Além da história do carnaval, o livro apresenta a trajetória dos gêneros musicais identificados com a festa: o samba, a marchinha, o frevo e o axé.
Na Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval, organizado por Luiz Carlos Prestes Filho, o maior evento da Indústria do Entretenimento do Brasil ganha um estudo definitivo com centenas de gráficos, mapas, fluxogramas e tabelas.
Em Carnavais, Malandros e Heróis, para uma Sociologia do Dilema Brasileiro, Roberto da Matta analisa o Carnaval e alguns personagens paradigmáticos da sociedade brasileira, levando à compreensão das possíveis causas que transformam o Brasil em uma sociedade diferente e única.